Abrir um negócio envolve planejar, conhecer profundamente a área, resolver um problema de um número significativo de pessoas com uma boa solução, ter senso de oportunidade e capital para investir, entre outras habilidades e requisitos. Mas, como ter certeza de que um momento turbulento, como o vivido com a pandemia de COVID-19, é apropriado? A empreendedora Yasmin Almeida, de 29 anos, decidiu que era hora sim. Desde abril, ela comanda a Bsbox Self Storage, em Brasília, que em julho cresceu 120%.

“Para mim, que tanto sonhei com isso, está sendo maravilhoso. Lógico que é cansativo, principalmente no início, tendo que cuidar de todas as demandas praticamente sozinha. Mas ver a empresa crescendo a cada dia vale todo e qualquer esforço”, diz Yasmin. Ela cuida de gestão e estratégia, incluindo comercial, marketing, administração e finanças. Seu sócio concentra a parte de projeto construtivo e gestão da obra.

Filha de empresários, Yasmin tinha uma boa noção do que é ter o próprio negócio. Mas foi há quatro anos que o espírito empreendedor começou a aflorar. Formada em Comunicação Social com habilitação em Marketing e Jornalismo, trabalhou na iniciativa privada antes de ter certeza de que queria liderar um negócio. Buscou especialização em uma pós-graduação em Gestão de Negócios e uma certificação internacional e passou a contribuir com a gestão dos negócios da família. Em paralelo, preparava-se para abrir uma empresa de alimentação saudável infantil. Mas a ideia não foi para frente.

Foi no mercado de armazenamento que ela percebeu uma oportunidade. “Ao ver o galpão da Best Sign, empresa da minha família, de 1.200 metros quadrados, praticamente 80% ocioso, comecei a pensar em como transformar o espaço vazio em um negócio lucrativo”, afirma. A família já alugava um contêiner para um cliente e Yasmin percebeu que havia nisso um problema real a resolver.

Pesquisando sobre empresas de armazenamento, conheceu o modelo de self-storage, de locação de espaços para armazenagem que pessoas e empresas alugam para guardar objetos, móveis, equipamentos, estoque etc. Consagrado nos Estados Unidos, esse tipo de negócio está em crescimento no Brasil, onde já conquistou mais espaço em São Paulo. Em Brasília, onde Yasmin está, o mercado ainda está menos consolidado e com espaço para crescimento. “A Bsbox já estava com tudo pronto para funcionar em março, mas com o isolamento social vi que a inauguração não seria mais possível. Como já tinha um anúncio no Google rodando, comecei a receber ligações e e-mails de pessoas precisando alugar um box para guardar seus pertences. Em abril, resolvemos iniciar os atendimentos e hoje percebo que essa decisão não poderia ter sido diferente”, afirma.

Empreender: planejamento x realidade

Quem começa a carreira no mundo corporativo ou na esfera pública, nem sempre imagina como é empreender no dia a dia (nem tem ideia da quantidade de tarefas que surge, ao longo do caminho). Ela afirma que esperava um volume de trabalho grande e menos horas de sono, mas não imaginava dormir pensando em como fechar uma venda e acordar com uma nova ideia para alavancar o negócio.

Como ela empreende em um ambiente muito masculino, dá um conselho para mulheres: “precisamos saber nos posicionar e mostrar que somos capazes de ocupar qualquer posição no mercado de trabalho. Senti certo receio no início por ser jovem e por ser mulher. Mas hoje, já vejo que isso não influencia em nada”, afirma.

5 Comentários

  1. Tobias Filho

    Maravilhosa matéria. As mulheres superam os homens em quase tudo. Só os homens seguros que conseguem perceber isso.
    Parabéns minha sócia linda. Sabemos da sua incansável deducaçao para chegar até aqui.
    Irá crescer sempre!

  2. Rozilane

    Fantástico. Você e realmente brilhante.
    Continue inspirada refazendo sucesso. A recompensa seiesforço sempre virá.
    Faça historia e continue com essa garra.
    Muitos vão se espelhar em ti.
    Carinhoso abraço.

  3. Luiz Carlos B. Silva

    Fantástico Querida Yasmim !

    Empreender, tem que ter coragem,disciplina, determinação,organização e muito amor no que está pretendendo.

    Você tem tudo isso, com certeza!

    Parabéns e desejamos sucesso !

    Abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *